REFLEXÃO

EXU
Que a irreverência e o desprendimento de Exú me animem a não encarar as coisas da forma como elas parecem à primeira vista e sim que eu aprenda que. Tudo na vida, por pior que seja, terá sempre o seu lado bom e proveitoso!
Laroiê.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ORAÇÃO A TRANCA RUAS DAS ALMAS


TRANCA RUAS DAS ALMAS

Senhor Tranca Rua das Almas, senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo. Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos; Fazei de minhas palavras a transparência da humildade; Fazei do meu corpo aparelho da caridade. Pois a teu lado demanda comigo não existirá, estarei coberto por sua capa que protege e abriga seus filhos. Senhor Tranca-Ruas das Almas agradeço por tudo que me fizeste apren-der nesta vida e em outras que passei ao seu lado, rogo por vós a proteção para mim, para meus irmãos de fé, para minha família e porque não para meus inimigos Abençoe a guarde esses filhos que um dia entenderam o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.
Laroiê Exu !

segunda-feira, 16 de maio de 2011

EXUS E POMBAS GIRAS

Anjos ou Demônios 

Exu é um dos grandes pontos de conflito na UMBANDA com relação a outras religiões, por falta de entendimento, pela ignorância e pelo preconceito de muitas pessoas. Exu combate o mal, ele devolve o que mandam de ruim, é justo, tem igualdade em suas decisões e em seus trabalhos. 

Exu e Pombas Giras 

Eles são guardiões dos caminhos, soldado dos Preto-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado. O verdadeiro Exu ajuda as pessoas não pede nada em troca, a não ser que a pessoa tome juízo, se comporte bem na vida, acredite e tenha fé no Criador.
" A cima de mim sempre tem alguém que me mande". Exus, também são subordinados a um Orixá regente, que pode ser Omulu, Xangô, Oxóssi entre outros. Exu gosta de rir, brincar com as pessoas, dizer alguns palavrões, nem todos fazem isso, ser franco e direto, não faz rodeios nem mente. Gosta de beber e fumar, ao contrário do que muitos pensam a bebida e o fumo são peças de aproximação, fazendo com que as pessoas se identifiquem, fiquem mais descontraídas como se estivessem em uma festa. Caso não tenha bebida, ou de fumar, ele trabalha do mesmo jeito, porque sua finalidade e ajudar as pessoas que precisam. 
Alguns Exus foram pessoas como: Políticos, Médicos, Advogados, Trabalhadores, Pessoas comuns, etc. Que cometeram alguma falha e escolheram, ou foram escolhidos, a vir nessa forma para redimir seus erros passados, outros, são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas e combatendo o mal. Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços de magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarrego retirando os encostos e espíritos obsessores e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.

Assim são eles.


Às Vezes temido, às vezes amado, mas sempre alegre honesto e combatendo a maldade no mundo.  Laroiê  


"Alguns trechos do texto acima apresentados foi retirado, da internet.  Nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda."